Centec integra acordo de cooperação com Governo do Ceará para promover capacitação profissional em energia limpa

Image

O Instituto Centec é uma das instituições signatárias do acordo de cooperação com o Governo do Ceará para a capacitação de mão-de-obra qualificada para atuar na área de energias limpas, com foco em hidrogênio verde.

A solenidade de assinatura do documento que cria o H-TEC foi realizada na segunda-feira, 16, no Palácio da Abolição. O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, participou do encontro, que contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

O H-TEC visa o intercâmbio de informações e de experiências, a implementação de cursos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Como um dos integrantes do programa, o Instituto Centec deverá colaborar com sua expertise em promover cursos de qualificação profissional e com sua capilaridade – as unidades do Centec, mantidas por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece), estão presentes em 13 Regiões de Planejamento do Ceará.

Acrísio Sena destaca os trabalhos da instituição de atualização do portfólio de formações com foco em energias limpas, com criação, por exemplo, dos cursos de Energia Solar Fotovoltaica e de Hidrogênio Verde.

“Nossa equipe técnica esteve em diversos municípios atendidos pelas ações de educação profissional do Centec e trouxe a forte demanda das comunidades por cursos de qualificação voltadas para energias limpas, que estão muito associadas aos investimentos que o Governo do Ceará tem feito pelo território do Estado para estimular a geração de energia por fontes sustentáveis.”

O propósito principal do acordo é a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor, especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde, por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhados às inovações e necessidades do mercado.

Ao assinar o acordo, o governador Elmano de Freitas destacou que a instalação do mercado de energias renováveis cria a demanda de mão de obra qualificada e a oportunidade de geração de emprego e renda. “O Ceará está sendo pioneiro em energias renováveis no Brasil, com 33 memorandos já assinados com investidores na área. Há ainda grande oportunidade de se destacar muito mais neste cenário, tendo em vista que apenas 48% das usinas de energia eólica e 14% da potência outorgada de energia solar fotovoltaica estão em operação no Estado”.

Além do Centec, assinaram o termo de cooperação a Secitece e as Secretarias da Educação (Seduc) e do Trabalho do Estado do Ceará (SET); a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); a Universidade Federal do Ceará (UFC); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br