Centec certifica alunos de comunidade quilombola em Tamboril

Image

Os 39 concludentes do curso de qualificação profissional de Manutenção em Mecânica de Motocicleta realizado em Tamboril foram agraciados nesta quarta-feira, 22, com o certificado de conclusão da formação. As duas turmas foram compostas por moradores da comunidade quilombola Encantados do Bom Jardim.

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a Prefeitura e a Câmara Municipal de Tamboril e a Associação dos Remanescentes de Quilombola de Encantados de Bom Jardim.

Ofertado por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Santa Quitéria, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Manutenção em Mecânica de Motocicleta possui carga horária de 164 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas.

Antonio Rafael de Farias é um dos alunos que concluíram a formação. O profissional, que já atua na área, elogiou a qualidade das aulas. “O laboratório de aulas práticas tem equipamentos de ponta, que nem as oficinas da cidade possuem. Eu já sou da área, tenho loja de peças e oficina. Tamboril e outras cidades do Ceará têm uma grande carência de mecânicos de moto. Ver uma turma desse tamanho concluindo o curso é muito importante para mim como empreendedor.”

Estiveram presentes na celebração de entrega de certificados o prefeito de Tamboril, Marcelo Mota, o presidente da Câmara Municipal, Venceslau Torres, da secretária de Assistência Social Gabriela Gomes, do presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombola de Encantados de Bom Jardim, Renato Baiano, do coordenador do CVT Santa Quitéria, Lucileudo Gomes Cordeiro, e do assessor da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti) do Centec, Benevaldo Vieira.

O curso de Manutenção em Mecânica de Motocicleta é uma das formações de qualificação profissional ofertadas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).