Centec apresenta resultados do programa Impulsiona Ceará ao presidente da Adece

Image

A equipe técnica do Instituto Centec que compõe o programa Impulsiona Ceará esteve reunida com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Danilo Serpa, na última terça-feira (23), para apresentar os resultados das ações desenvolvidas junto aos Arranjos Produtivos Locais (APL). O programa nasceu em 2021, como forma de reduzir o desequilíbrio do desenvolvimento entre a Capital e o Interior.

O presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, esteve presente na reunião e destacou a importância do programa para o desenvolvimento do Estado. “A equipe do Centec esteve junto aos produtores para ouvir e entender quais eram os principais desafios. As consultorias, capacitações, feiras e seminários foram oferecidos levando em conta demandas que eles próprios escolheram”, afirmou.

Foram oferecidas 2.042 horas de consultorias e workshops com temas específicos para as necessidades de 170 empresas, que fazem parte dos seis APL priorizados pelo programa até então: Cachaça de Viçosa, Moda Íntima de Frecheirinha, Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte, Móveis de Marcos, Calçados do Cariri e Redes de Jaguaruana. Além disso, quatro capacitações online nas áreas de Gestão Financeira e Marketing Digital foram ofertadas para produtores de todo o Estado.

O programa também realizou cinco eventos, incluindo dois seminários e três feiras, levando incentivo ao empreendedorismo e à modernização para as regiões do Cariri, Vale do Jaguaribe e para a Serra da Ibiapaba, com palestras, workshops, exposições de produtos e oficinas. Mais de 1.400 pessoas participaram destas iniciativas e muitas delas deram novos ares aos negócios, com o conhecimento adquirido, principalmente, na área de vendas nas mídias sociais.

A equipe técnica do Impulsiona Ceará produziu 14 publicações científicas, entre relatórios, Diagnósticos dos APL, Planos de Desenvolvimento, Fichas Técnicas e dois livros. Também foi desenvolvida uma calculadora de impactos para a economia do Estado, levando em conta as atividades desenvolvidas nos APL.

“É um trabalho muito bem elaborado, com resultados importantes no interior do Estado, o que vai de encontro às orientações do governador Elmano de Freitas para a interiorização do Estado. A Adece está alinhada com iniciativas como essa, que pensam de forma ampla as ações que serão revertidas em desenvolvimento. O Impulsiona Ceará reúne muito bem a ciência, a inovação e o conhecimento adquirido como vocação de cada região”, afirmou Danilo Serpa.

Impulsiona Ceará

O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. Todas as informações mapeadas pela equipe técnica estão disponíveis em quatro relatórios interativos em um BI hospedado no site da Adece no link (https://www.adece.ce.gov.br/apl-em-ceara/).

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br