Centec inicia IV Encifat com foco em inovação e sustentabilidade

Publicado em 20 de outubro de 2025

O Instituto Centec deu início, nesta segunda-feira (20), à quarta edição do Encontro de Iniciação Científica das Faculdades de Tecnologia Centec (Encifat). A cerimônia de abertura ocorreu de forma on-line e contou com a participação do presidente do Centec, Cleyton Monte; da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro; e do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Freire.

Com o tema “Inovação, Energia Verde e Agroindústria sustentável: a pesquisa e o ensino como vetores do desenvolvimento sustentável”, o IV Encifat segue até quinta-feira (24), em formato híbrido, com atividades on-line e presenciais nos campi das Fatecs de Juazeiro do Norte e de Quixeramobim. A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.

Mais de 300 pessoas se inscreveram e mais de 90 trabalhos foram submetidos ao encontro, que reúne alunos, professores e pesquisadores das Fatecs e de outras instituições do Cariri e do Sertão Central. Para o presidente do Centec, Cleyton Monte, os programas de iniciação científica servem como porta de entrada para o mundo da pesquisa. “Minha primeira participação em uma iniciação científica e foi fundamental para que eu compreendesse o ambiente acadêmico, vivenciasse a rotina de um pesquisador e entendesse o papel da universidade na produção de conhecimento”, afirmou.

Ele também classificou o tema deste ano como “fantástico”, pois coloca em pauta a sustentabilidade, que é uma prioridade do Governo do Ceará. “Nosso objetivo é fortalecer as Fatecs e incentivar que elas sejam protagonistas desse processo em todas as regiões do estado”, destacou.

A secretária Sandra Monteiro também destacou o papel do evento na valorização da produção científica das Fatecs. “O Encifat já se consolidou ao longo dos anos como um evento científico de extrema relevância. As inscrições refletem o quanto se produz de ciência por uma comunidade acadêmica composta por estudantes e professores. Este ano, o tema se coaduna com o que pensamos sobre como a ciência e a tecnologia contribuem para um mundo mais justo e inclusivo”, afirmou.

O presidente da Funcap, Raimundo Costa, enfatizou o papel da iniciação científica na formação de novos pesquisadores. “A iniciação científica é o ponto de partida para qualquer cientista. Ela prepara o aluno para a graduação ou para quem ainda está no ensino médio, ensinando todas as etapas de um processo de estudo científico. Parabenizo o Centec por mais uma iniciativa como essa. O Centec é um grande parceiro da Funcap e da Secitece nesse âmbito científico”, afirmou.

Nesta edição, o evento também celebra o fortalecimento da pesquisa nas Fatecs. O Centec, organização social vinculada à Secitece, foi contemplado em edital da Funcap com R$ 226,8 mil para o financiamento de 27 novas bolsas de iniciação científica, no período de setembro de 2025 a agosto de 2026. Os projetos abordam temas estratégicos para o desenvolvimento regional e sustentável, como gerenciamento de resíduos, educação ambiental, energias renováveis, habitação e produção de novos alimentos.