Como o apoio ao APL da Cachaça impulsionou Viçosa do Ceará a se tornar líder em número de cachaçarias no Brasil

Publicado em 04 de junho de 2025

Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, conquistou um importante marco entre os produtores de cachaça do Brasil. Segundo o novo Anuário da Cachaça, a cidade é a líder no número de cachaçarias do país, com 25 unidades ativas, superando Salinas (MG). Essa conquista é fruto da dedicação que une história, tradição e foco no desenvolvimento de um produto de qualidade.

O Governo do Ceará, por meio do projeto Impulsiona Ceará, faz parte desse avanço. Desde 2021, com a identificação e mapeamento do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça de Viçosa do Ceará, os produtores passaram a participar de uma série de ações com o objetivo de acelerar os negócios locais e, assim, fortalecer o desenvolvimento regional.

O Centec é a instituição responsável pela execução do Impulsiona Ceará, com equipe técnica dedicada a diferentes atividades, como pesquisas, consultorias e eventos, por meio de contrato de gestão com a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).

 

Ações

Uma das primeiras iniciativas foi a criação do Plano de Ação Estratégico do APL, elaborado em conjunto com os produtores para entender a realidade da cadeia produtiva e definir objetivos e metas.

A partir desse plano, o Impulsiona Ceará realizou diversas ações de apoio ao APL, como consultorias e eventos. Por meio das consultorias, os produtores receberam orientações sobre processos produtivos e precificação, o que motivou melhorias nos maquinários e na gestão dos negócios.

Em 2024, foi realizada na cidade a primeira edição da Rodada de Negócios Impulsiona Ceará, que reuniu empresários do APL e compradores interessados na cachaça de Viçosa do Ceará. O evento gerou relações comerciais que continuam trazendo resultados positivos para o arranjo produtivo.

Comitê Gestor do APL de Cachaça de Viçosa do Ceará

Com o objetivo de aprimorar os processos inovadores nas empresas, o Impulsiona Ceará promoveu este ano o Seminário de Integração Universidade-Setor Produtivo, reunindo pesquisadores de universidades cearenses e produtores locais, estimulando o desenvolvimento de pesquisas voltadas a diferentes aspectos da cadeia produtiva da cachaça.

O projeto também apoiou a criação do Comitê Gestor do APL da Cachaça de Viçosa do Ceará, um colegiado formado por representantes de diferentes segmentos, com a missão de estimular o desenvolvimento do setor. Organizado em comissões temáticas, o Comitê está em pleno funcionamento e conta com a participação ativa dos produtores.