Publicado em 23 de janeiro de 2026
O Instituto Centec é uma das entidades integrantes da força-tarefa do Governo do Ceará para a campanha de vacinação contra a brucelose, uma zoonose que afeta bovinos e pode ser transmitida para humanos.
O primeiro encontro do planejamento da ação foi realizado na quinta-feira, 22, e determinou o início da campanha para março. Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), o Centec ficará responsável pela aquisição de insumos, como os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários para as equipes de vacinação.
Além do Centec, integram a rede de cooperação a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa), além de outras entidades. A meta é vacinar 98 mil bezerras em todo o estado no primeiro semestre.
O Centec, a Adagri e a SDE realizam a gestão conjunta de 11 barreiras das Áreas Livre de Pragas e Febre Aftosa, que têm a função de monitorar o trânsito de produtos e alimentos de origem animal e vegetal.