Publicado em 16 de julho de 2025
O estande do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) na Expocrato 2025 reúne um conjunto de atividades que mesclam inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento regional, sempre convidando os visitantes a participarem ativamente, seja nas interagindo com exposições de projetos, provando iguarias nas degustações ou participante das oficinas.
Neste ano, a instituição expõe a produção científica de suas unidades demonstrando a relevância e aplicação das pesquisas em conjunto com o público, que é chamado a vivenciar experimentos, conhecer processos e compreender como a ciência e a tecnologia podem ser usadas na solução de problemas regionais.
Os projetos são desenvolvidos nas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs), nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs) e nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciadas por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec. As atividades relacionam tecnologias e soluções voltadas para o agronegócio, energias renováveis, saneamento ambiental e alimentos, dentre outras áreas transversais.
Degustação e oficinas
Valorizando a biodiversidade, o estande do Centec promove durante a programação da Expocrato a degustação de iguarias produzidas com técnicas inovadoras, aproveitando o potencial nutricional de frutas e outros ingredientes e valorizando subprodutos da agroindústria. O público também é convidado a participar das oficinas, que abordam diferentes temas e saberes.
Confira a programação completa do estande:
Oficinas
Exposições
Degustação