Em ação de logística reversa, Fatec Sertão Central recolhe 800kg de embalagens de defensivos agrícolas

Publicado em 11 de julho de 2025

em ação de logística reversa, Fatec Sertão Central recolhe 800kg de embalagens de defensivos agrícolas

A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central sediou uma ação de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas. Em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Estado do Ceará (Acace), a instituição foi um dos pontos itinerantes da logística reversa promovida pela entidade, que possui três postos físicos de recolhimento das embalagens no Ceará. Nessa ação, realizada no dia 3 de julho, foram recolhidos 800 kg de embalagens de agrotóxicos, entregues por produtores rurais da região de Quixeramobim.

“A realização de mais uma edição da coleta de embalagens de agrotóxicos reforça a importância da conscientização tanto dos produtores quanto da sociedade em geral sobre a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, destaca-se a relevância da logística reversa no processo produtivo, que contribui diretamente para a redução de impactos ambientais. Acreditamos que ações como esta são de grande importância para promover um mundo mais sustentável”, declarou o coordenador de Extensão da Fatec Sertão Central, Willamy Marques. A ação contou ainda com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

Junior Macedo, gestor da Acace, explica que o programa de logística reversa ocorre por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), também conhecido como sistema Campo Limpo. “Nós teremos, provavelmente até o final do ano, quatro postos físicos em funcionamento para atender os agricultores, mas os recebimentos itinerantes, como esse que aconteceu em parceria com a Fatec Quixeramobim, são uma forma de a gente se aproximar mais do agricultor para que ele possa devolver as embalagens dele.”