Centec firma parceria com Quixeramobim para qualificar profissionais que atuarão no Porto Seco do Sertão Central

Publicado em 10 de julho de 2025

Centec firma parceria com Quixeramobim para qualificar profissionais que atuarão no Porto Seco do Sertão Central

O Instituto Centec participou, nesta segunda-feira (7), do lançamento da pedra fundamental do Terminal Multimodal e Multipropósito de Cargas de Quixeramobim, o futuro Porto Seco que promete transformar o Sertão Central em um polo estratégico para a logística e a indústria do Ceará. Com investimento superior a R$ 1 bilhão, o empreendimento integrará transporte ferroviário, armazenagem de cargas, despacho aduaneiro e um novo distrito industrial, consolidando a região como um eixo de desenvolvimento econômico.

Durante a solenidade, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, foi assinado o termo de cooperação entre o Instituto Centec e a Prefeitura de Quixeramobim, com foco na qualificação da mão de obra local para atuar no novo complexo logístico-industrial. A parceria prevê a oferta inicial de 20 turmas de cursos profissionalizantes, com expectativa de capacitar 400 pessoas até outubro deste ano.

A capacitação, que será realizada pelo Instituto Centec, é fundamental para o desenvolvimento da região, ao formar profissionais preparados para atender às demandas do novo polo logístico, fortalecendo a economia local e promovendo inclusão social por meio da educação profissional.

O diretor-presidente do Instituto Centec, Cleyton Monte, destacou a importância da iniciativa, “nosso compromisso é preparar a população para as novas oportunidades que surgirão com o Porto Seco. Esta parceria é um passo essencial para garantir que o desenvolvimento regional venha acompanhado de inclusão e qualificação profissional.”

O projeto do Porto Seco contempla uma derivação de 2.400 metros da ferrovia Transnordestina, possibilitando a parada de trens para carga e descarga. A localização estratégica de Quixeramobim também o posiciona como ponto de integração da produção agrícola dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conectando o sertão diretamente ao Porto do Pecém.

A assinatura do termo de cooperação contou ainda com a participação do diretor de Ensino e Pesquisa do Centec, Silas Barros; do diretor da Fatec Sertão Central, Cláudio Gonçalves; da secretária municipal de Educação, Ana Edna Leitão; e do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta.