Alunos participam de aula inaugural de novos cursos oferecidos pelo Centec

Publicado em 26 de setembro de 2023

Os alunos matriculados nos cursos de Inteligência Artificial, de Noções de Processos Químicos Industriais e de Produção de Jogos participaram ontem, 25, das aulas inaugurais das formações, que estreiam no rol de cursos online ofertados pelo Instituto Centec.

Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte, os novos cursos foram desenhados para atender a demandas atuais do mercado em áreas profissionais emergentes, que possuem grande potencial de geração de emprego e renda.

“É com muito orgulho que iniciamos três cursos extremamente atuais e pioneiros. São cursos ofertados para alunos que estão em todo o Ceará, com professores especialistas nas áreas e em temas diretamente ligados a uma nova agenda do Centec, que traz o instituto para a pauta de cursos do século XXI. É uma agenda moderna, atual, globalizada e instigante, para dialogarmos com questões que importam para a sociedade atual. Nesse sentido, promover uma qualificação profissional de ponta faz toda a diferença.”

Ao todo, são 150 alunos matriculados nos três cursos, que possuem carga horária de 72 (Noções de Processos Químicos Industriais), 80 (Inteligência Artificial) e 100 horas (Produção de Jogos).

Indústria de games

Na aula do curso de Produção de Jogos, os alunos participaram ativamente com comentários e questões sobre o cenário atual da área. Segundo o professor Daniel Gularte, o setor tem potencial de crescimento para os próximos cinco anos, o que demonstra a importância de formar novos profissionais.

“Existe a necessidade de sensibilização para a indústria de games no Ceará e o desejo de que ela seja capilarizada por todo o Ceará. Por isso, nada mais adequado, justo e honesto que o Centec seja uma das grandes articuladoras desse projeto.”

O professor explica que o curso permite aos alunos terem uma formação básica na área, com uma compreensão sobre a cadeia produtiva e as áreas profissionais envolvidas. Além disso, ele revela que a turma deverá produzir durante o curso projetos de jogos, que poderão ser apresentados em feiras e eventos de mercado e que servem para contratar empresas e estúdios.

“A ideia é que esses projetos de jogos possam trazer uma realidade dos territórios onde os alunos vivem. Com isso, nossa intenção é fazer com que eles se sensibilizem, sejam profissionais responsáveis e escolham sua carreira. Queremos ajudá-los a direcionar seus esforços e a nos ajudar a construir a indústria de jogos do Brasil.“

Turma plural

Já o professor Milton Ferreira se surpreendeu com a diversidade da turma do curso de Noções de Processos Químicos Industriais. Segundo ele, entre os alunos, estão pessoas com Ensino Médio (formados e estudantes) e Superior e profissionais de nível técnico de diferentes áreas, como Eletromecânica, Química e Gastronomia.

“O curso oferece uma formação básica sobre diversos segmentos da indústria e de como os processo são desenvolvidos em termos de operações unitárias. A expectativa é contribuir com a formação desses profissionais para que tenham uma ampla visão sobre o mundo dos processos químicos. Nesse sentido, essa pluralidade de pessoas na turma vai contribuir com o desenvolvimento das aulas.”

A turma de Inteligência Artificial também participou bastante da primeira aula e deixou o professor Bruno Riccelli animado. “A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação em constante evolução, fato que gera um enorme demanda por profissionais qualificados na área. Por entender isso, a turma demonstrou um interesse muito grande em aprender mais sobre o tema.”

Os cursos online do Instituto Centec são ofertados por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) para toda a população do Ceará. As inscrições para as novas turmas são divulgadas no site e redes sociais do instituto.