O diretor-presidente do Instituo Centec, Cleyton Monte, e o secretário da Proteção Animal (Sepa), Erich Douglas, se reuniram, nesta segunda-feira (5), para debater parcerias em ações de proteção e bem-estar animal no Ceará.
A proposta é desenvolver projetos integrados que envolvam educação ambiental e ações comunitárias voltadas à causa animal. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de atuação conjunta em campanhas educativas e no fortalecimento de políticas públicas de controle populacional de cães e gatos, com foco em regiões mais vulneráveis.
Para Cleyton, a continuidade dos projetos com a Sepa visa fortalecer o compromisso com o cuidado e o bem-estar dos animais no Ceará. “A proteção animal é uma responsabilidade coletiva. Quando investimos em educação e ações comunitárias, estamos ajudando a formar uma sociedade mais consciente e empática. Queremos que cada cidadão compreenda que o bem-estar dos animais também reflete diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, afirmou
Também participaram da reunião o diretor financeiro, Luiz Facó; a coordenadora de planejamento, Márcia Leite; e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Marcos Júnior.
Ações em 2024
A parceria entre o Instituto Centec e a Secretaria de Proteção Animal (Sepa) do Ceará alcançou resultados expressivos no primeiro ano, demonstrando eficiência na promoção da saúde e do bem-estar animal. Desde abril de 2024, as ações conjuntas realizaram quase 100 mil atendimentos veterinários. O programa Pet Ceará Móvel visitou 42 bairros e 67 municípios, prestando mais de 67 mil serviços e distribuindo 44 mil coleiras antiparasitárias. Além disso, ofereceu serviços gratuitos e promoveu a educação sobre saúde animal e controle populacional.