LAQ Leite

Home LAQ Leite

Com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade da produção leiteira do Sertão Central cearense, a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) de Quixeramobim possui, desde dezembro de 2018, um laboratório para análise da qualidade do leite que oferece os serviços a baixo custo para os pequenos produtores da região.

Antes, as amostras precisavam ser enviadas para uma empresa realizar o serviço fora do Estado. Agora, por meio das análises laboratoriais – como dos índices de gordura, proteínas, lactose, contagem de células somáticas, dentre outros – os produtores poderão adequar a alimentação dos animais com maior agilidade. O novo equipamento conta com a parceria da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).

 

Análises realizadas: CCS/CPP (CBT), composição e fraudes.

 

Os interessados podem entregar as amostras de leite cru nos seguintes dias e horários:

  • Segunda a quarta: 8h as 11h | 13h as 17h
  • Quinta-feira: 8h às 11h

OBJETIVOS

– Contribuir para qualidade do leite produzido na região do Sertão Central e do Ceará.

– Ser referência em análises de leite.

VALORES

– Disciplina – Responsabilidade

– Confiabilidade  – Ética

A Fatec Sertão Central já realizou uma capacitação para orientar os produtores a realizar corretamente a coleta de amostras do produto para garantir resultados seguros. Em caso de dúvidas, entre em contato com a faculdade do Centec. Confira a seguir a tabela de preços para pequenos produtores. Os valores do serviço para grandes empresas são disponibilizados sob consulta.

 


Laboratório de análise da qualidade do leite do Sertão Central (LAQLeite)

Coordenadora: Profa. Natália Duarte Lima

Endereço: Fatec Sertão Central – Av. Geraldo Bizarria de Carvalho, s/n, Distrito Industrial Km2, Quixeramobim – ao lado do Ginásio da Escola Agrícola

Telefone: (88) 3441-1320

E-mail: laqleite_sc@centec.org.br