Image

Saber organizar e controlar as finanças é uma habilidade extremamente necessária para o mundo atual. Diversos especialistas apontam a importância de aprender a lidar com o dinheiro ainda na escola, mas, infelizmente, o acesso a estes conhecimentos ainda não é fácil para a maioria dos cidadãos.

Pensando em contribuir para a saúde financeira dos cearenses, o Instituto Centec já oferta o novo curso de Formação Inicial e Continuada (FIC): “Noções de Educação Financeira, Pessoal e Familiar”, com carga horária de 40h/a. A primeira turma, que teve início no dia 26 de julho, foi concluída nesta sexta-feira (06/08).

Segundo a professora Simone Nunes, uma das idealizadoras da formação e técnica do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Limoeiro do Norte, o objetivo da capacitação é “disponibilizar subsídios para que as pessoas compreendam sua realidade financeira e quão importante é administrá-la, além de favorecer ferramentas e técnicas que efetivem os fundamentos e práticas associadas ao equilíbrio e uma vida financeira saudável”.

Estão inseridos no conteúdo temas como: consumo consciente, planejamento financeiro, orçamento pessoal e familiar, além de debates sobre uma visão mais ampla de economia, crédito e endividamento.

O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Hermínio Lima, reforça que este curso é um dos mais atualizados na área de finanças. “Sabemos que conhecimento em finanças é uma grande lacuna na formação dos cidadãos e é, portanto, uma grande necessidade das pessoas em todo o mundo. Neste curso oferecemos conhecimentos básicos sobre organização, administração, gerenciamento e valorização-usos dos recursos financeiros pessoais e familiares; e ferramentas para que as pessoas possam solucionar endividamentos e gerenciar melhor seus recursos”, explica ele.

Fala, Estudante!

Maria de Fátima Rodrigues, de 40 anos que mora em Caucaia, é uma das concludentes da primeira turma, e publicou voluntariamente um depoimento sobre a capacitação, no ambiente das aulas on-line, o Google Classroom:

 

“A experiência foi incrível! No início do curso, entrei com a ideia de que já sabia lidar com minhas finanças e que só queria ter certeza de que estava no caminho certo. Porém, a cada nova aula, eu consegui entender que educação financeira vai muito além de simplesmente saber quanto ganho e gasto por mês. Na verdade, é um universo de aprendizagem que nos possibilita enxergar o quão importante é ter um comportamento saudável com nossas finanças. Aprendi que a má administração do nosso dinheiro interfere negativamente não só na minha vida, mas também na estrutura de uma família, em toda a sociedade, no planeta. Estou muito feliz com tudo que aprendi. Estou gerando dentro de mim sonhos que antes considerava impossíveis, mas que com uma boa administração, se tornarão projetos e serão realizados. Educação financeira é fundamental nas nossas vidas.”

Inscrições abertas na segunda-feira (09)

Na próxima segunda-feira (09/08), o CVT Limoeiro ofertará 60 vagas para o curso de Educação Financeira, com aulas de segunda a sexta-feira (16 a 27/08), das 14h às 18h. Podem participar cearenses de qualquer município (pois as aulas são on-line) e que tenham concluído o Ensino Fundamental I e II.

Também é necessário ter idade a partir de 16 anos, possuir computador, notebook ou celular com acesso à internet, e estar em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Saiba mais aqui.

Deixe seu comentário

Assessoria de Marketing e Comunicação (ASMC)

Equipe

Coordenador: Gerardo Newton
– gerardo@centec.org.br

Assessora de imprensa: Caroline Avendaño
 carol@centec.org.br

Design e criação: Atila Tahim
– atila@centec.org.br

Contatos

Telefone: (85) 3066-7013 / 7048
E-mail: marketing@centec.org.br