Image

A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central, em Quixeramobim, realizou, nos dias 18 a 20 de abril, a primeira turma do curso de “Processamento e armazenamento de leite e seus derivados”, com foco em queijos artesanais finos. A formação inicial e continuada possui carga horária de 30 horas e foi ofertada por meio de uma parceria com a Prefeitura de Quixeramobim para 15 produtores e técnicos que já atuam na cadeia produtiva leiteira da região.

Segundo o diretor da Fatec, Jardel Paixão, já há uma segunda turma prevista para ocorrer nos dias 26 a 29 de abril. “Queremos formar mão de obra qualificada para fábricas de laticínios e queijarias de Quixeramobim, agregando valor e fortalecendo a economia primária e a produção de queijos de alta qualidade. A ideia é trabalhar com profissionais que já atuam no setor para melhorar a eficiência e trazer a inovação tecnológica para os empreendimentos da região”, explica ele.

Os professores responsáveis pelo curso são o tecnólogo francês Benoit Pascal e a engenheira de alimentos e médica veterinária Monalisa Sousa.

Segundo Benoit, o setor lácteo é muito importante na França, com mais de 1.200 tipos de queijos. “Por isso, temos algumas formações bem especializadas neste ramo. Lá, temos cinco grandes escolas que formam uma rede forte de qualificação profissional nesta área e foi através delas que cheguei à Quixeramobim”, contextualiza ele.

O professor destaca ainda que esta primeira classe é formada por pessoas de diferentes perfis. “Estamos com uma turma bem heterogênea, com produtores, empresários, professores e até consultores que já atuam no setor e é um grande prazer contribuir com este treinamento. Construímos um curso para atender a todos e com uma quantidade reduzida de pessoas para estimular uma maior troca de conhecimento entre os alunos. Esperamos, no futuro, avançarmos para conhecimentos mais específicos, focando em produtos inovadores e queijos artesanais, pois este é um mercado em evidente expansão no Brasil”, finaliza ele.

Curso técnico em Leite e Derivados

A Fatec Sertão Central pretende abrir, ainda em 2022, a primeira turma do novo curso técnico de Leite e Derivados. A nova formação está em processo de aprovação junto ao Conselho Estadual de Educação e é resultado de uma parceria entre o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Prefeitura Municipal de Quixeramobim.


Confira matéria da SerTão TV sobre o curso de “Processamento e armazenamento de leite e seus derivados”, com foco em queijos artesanais finos.

Deixe seu comentário

Assessoria de Marketing e Comunicação (ASMC)

Equipe

Coordenador: Gerardo Newton
– gerardo@centec.org.br

Assessora de imprensa: Caroline Avendaño
 carol@centec.org.br

Design e criação: Atila Tahim
– atila@centec.org.br

Contatos

Telefone: (85) 3066-7013 / 7048
E-mail: marketing@centec.org.br