Image

Com a melhoria dos índices da Covid-19 no Ceará, as Faculdades e Centros Técnicos (Fatec e CVTEC) do Instituto Centec estão retomando as aulas práticas de forma presencial dos cursos técnicos e superiores tecnológicos.

Após uma pesquisa acerca da vacinação entre discentes, docentes e funcionários – e reuniões prévias com representantes de todas as categorias envolvidas – a instituição decidiu iniciar a retomada paulatinamente e sempre de olho nos indicadores regionais.

Um aspecto importante que foi considerado por diretores e coordenadores das unidades é que este retorno depende em partes do transporte com as Prefeituras, considerando que muitos alunos são de áreas distantes das sedes dos municípios.

Segundo o presidente do Centec, Silas Alencar, “o ensino presencial está sendo retomado gradativamente e pautado na responsabilidade com nossos alunos e professores. Não está sendo fácil superar os desafios, mas precisamos continuar para mostrar ao povo cearense que somos capazes e para continuar apoiando a ciência e a tecnologia no nosso Estado”, disse ele.

Reunião preparatória com docentes e funcionários da Fatec Sertão Central.

Ao todo, 511 alunos estão sendo divididos em grupos para participar das aulas práticas, priorizando os que já estão próximo de concluir o curso ou que são do semestre em andamento.

Na quarta-feira (27/11), o CVTEC Barbalha realizou a primeira aula prática presencial. Um dos alunos que voltou à unidade depois de quase dois anos de pandemia foi Genilson Sousa, que está no terceiro semestre do curso técnico em Agricultura. “Eu estou achando essa retomada maravilhosa porque tem uma grande diferença entre estar na frente da tela de um computador e ter uma aula no CVTEC, lidando com o solo, com as plantas, com o viveiro de mudas. Eu agradeço muito a Deus por ter tido a oportunidade de voltar às aulas presenciais, ver meus colegas e os professores”, agradeceu ele.

A professora e coordenadora do curso, Regina Cassundé conta como se sentiu no primeiro dia de aula prática após o extenso período afastada das atividades docentes presenciais. ”Eu senti uma sensação de felicidade muito grande, de gratidão a Deus por ter sobrevivido e também uma sensação de alívio. Como se eu estivesse sem respirar e as aulas presenciais me devolvessem a vida. Me senti maravilhada no CVTEC, um lugar que me passa tranquilidade e bem-estar”, comemora ela.

Também retomaram, neste mês de outubro, o CVTEC São Gonçalo do Amarante (04/10) e as Fatecs Sertão Central (22/10) e Cariri (11/10). O CVTEC Crato, que possui os cursos técnicos em Cozinha e em Gastronomia, foi o primeiro a realizar aulas presenciais desde que iniciou a pandemia, no dia 23 de setembro, devido ao caráter essencialmente prático do curso.

Aula prática no CVTEC Crato

 

Segundo o professor da Fatec Cariri, Sebastião Erailson, que já realizou uma aula prática no Laboratório de Eletrotécnica com os alunos do curso de Manutenção Industrial, ressalta a importância da vivência para a formação dos alunos. “É importantíssimo para os alunos manusear os equipamentos, conhecer os componentes, as ferramentas e saber utilizar. Já abordamos os aspectos teóricos no ensino remoto e, com a prática didática, é possível alinhar os conhecimentos teóricos e práticos”, explica o docente.

Confira, a seguir, um vídeo produzido pela Fatec Cariri sobre a retomada das aulas práticas.

Preparação para receber os alunos, professores e funcionários

Para a retomada a gestão das unidades levaram em consideração o Protocolo do Governo do Estado do Ceará e de Biossegurança do Ministério da Educação (MEC). Os dois documentos foram apresentados e debatidos com funcionários, alunos e professores. Todos os estudantes que manifestaram o desejo de participar de aulas presenciais, assinaram um “Termo de Ciência e Autorização”.

As Fatecs e os CVTECs receberam toda a sinalização necessária para garantir o distanciamento nos espaços coletivos e receberam cartazes educativos, termômetros, tapetes sanitizantes, álcool e máscaras. Em algumas das unidades foram instaladas novas pias para lavagem de mão, além de uma reestruturação em salas, laboratórios e bebedouros. A utilização da cantina e dos espaços para reuniões presenciais estão suspensas.

No primeiro dia da retomada em cada unidade, os protocolos foram apresentados a todos, para que tenham ciência e colaborem com as medidas de biossegurança.

Deixe seu comentário

Assessoria de Marketing e Comunicação (ASMC)

Equipe

Coordenador: Gerardo Newton
– gerardo@centec.org.br

Assessora de imprensa: Caroline Avendaño
 carol@centec.org.br

Design e criação: Atila Tahim
– atila@centec.org.br

Contatos

Telefone: (85) 3066-7013 / 7048
E-mail: marketing@centec.org.br