Pesquisas sobre soluções para agricultura e pecuária, meio ambiente, alimentação e automação são destaques da participação da Faculdade de Tecnologia do Cariri (Fatec Cariri) durante a Feira do Conhecimento – Regional Cariri. A faculdade é uma das unidades de ensino do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Instituto Centec).

O evento teve início hoje, 9, e segue até amanhã, 10, no Campus da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Juazeiro do Norte. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas em www.feiradoconhecimento.com.br.

O uso do Capim BRS Capiaçu nas condições ambientais do semiárido nordestino é um dos projetos presentes na feira. Os alunos dos cursos de Manutenção Industrial e de Irrigação e Drenagem testam o comportamento desse tipo de capim (um clone do capim-elefante usado na alimentação de rebanhos) usando sensores, que geram dados e são enviados para análise em computador.

O aproveitamento de resíduos sólidos para criar novas concepções de utilização é o mote da pesquisa dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente. O objetivo do projeto é mostrar as habilidades dos futuros profissionais para empregar técnicas que transformem produtos e embalagens usadas, possibilitando novos usos.

O curso de Tecnologia em Alimentos apresenta na Feira a versatilidade do pequi. O projeto dos alunos demonstra que esse fruto guarda diferentes potenciais e pode se desdobrar em óleos fixos da polpa e da amêndoa e em farinha da casca, da polpa e das amêndoas. Tais produtos, conforme a pesquisa, podem ser utilizados na fabricação de biscoitos e no enriquecimento de alimentos.

A automação industrial é outro tema de pesquisa da Fatec Cariri. Alunos da faculdade apresentam uma proposta de baixo custo que visa permitir a comunicação por radiofrequência entre a plataforma Arduíno (um hardware open source) e um Controlador Lógico Programável (CLP), usado em ambientes industriais. Por meio do projeto, os alunos demonstram seus conhecimentos e capacidades para implantar linhas de produção automatizadas.

“A participação da Fatec Cariri na Feira do Conhecimento – Regional Cariri 2022 é uma maneira de mostrar para a sociedade caririense as habilidades e competências adquiridas por nossos discentes, que vivenciam em suas atividades acadêmicas a pesquisa, a formulação de hipóteses, a experimentação, a observação e a interpretação dos resultados obtidos por meio de suas atividades práticas. Portanto, a Feira é uma ferramenta de grande importância que visa divulgar os conhecimentos desenvolvidos pela comunidade acadêmica de nossa instituição”, ressalta Samuel Torres Brasil, Coordenador do Eixo Controle e Processos Industriais e Coordenador de Extensão Tecnológica da faculdade.

A Feira do Conhecimento – Regional Cariri é promovida pela Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece) com apoio do Instituto Centec.

Deixe seu comentário

Assessoria de Marketing e Comunicação (ASMC)

Equipe

Coordenador: Gerardo Newton
– gerardo@centec.org.br

Assessora de imprensa: Caroline Avendaño
 carol@centec.org.br

Design e criação: Atila Tahim
– atila@centec.org.br

Contatos

Telefone: (85) 3066-7013 / 7048
E-mail: marketing@centec.org.br