Image

Na última segunda-feira (04/04), o Centro Vocacional Tecnológico de Santa Quitéria iniciou o curso de Eletrônica Digital com Arduíno com a participação de 25 jovens. Este é o primeiro curso de Formação Inicial e Continuada ofertado pelo Instituto Centec de forma presencial desde o início da pandemia, em abril de 2020.

A capacitação tem carga horária de 160 horas e com aulas até o dia 31 de maio, das 18 às 22 horas. No último dia 4, o diretor de Extensão Tecnológica (DETI) do Centec, Hermínio Lima, participou da primeira aula para prestigiar os alunos e dar as boas-vindas. Ele parabenizou o trabalho do coordenador da unidade, Lucileudo Gomes e do professor de informática do CVT, César Arnô pela preparação da unidade para o retorno aos cursos presenciais.

O docente destacou que está com boas expectativas para a retomada das aulas. “São novos desafios, diferente daqueles que precisamos enfrentar no ensino remoto, mas que também precisarão ser superados. Mas eu acredito que os alunos, com muita força de vontade, vão conseguir ter esse desenvolvimento. Boa parte das coisas hoje tem eletrônica envolvida, então, tendo as noções básicas que repassamos neste curso, é possível desenvolver muitas coisas novas”, explica César Arnô.

O diretor de Extensão ressaltou que a reabertura para atividades presenciais é um esforço conjunto. “O Curso de Eletrônica Digital que será ministrado no CVT Santa Quitéria, marca o reinício das atividades de cursos FIC presenciais, abrindo as portas do CVT aos jovens residentes em Santa Quitéria, após 2 anos de pandemia e isolamento social. Este curso de base tecnológica traz consigo a oportunidade de qualificar jovens e adultos na perspectiva de abertura de mercado de trabalho na inovação tecnológica. Trata-se de um curso atualizado perante as demandas tecnológicas e inovativas. A DETI – através de esfoços conjuntos entre professores-pedagogos, equipes técnicas e parceiros institucionais locais – se sente honrada em lançar um novo curso de qualificação profissional sintonizado com as tendências e demandas mundiais nos eixos tecnológicos”, comemora Hermínio Lima.

Sobre a capacitação

O curso “Eletrônica Digital com Arduíno” tem como objetivo repassar conhecimentos sobre os princípios da eletrônica. Nele, os alunos terão a oportunidade de criar seus primeiros circuitos elétricos e enviar comandos via programação para controlar motores, Leds, lâmpadas, dentre outros. O arduíno é uma pequena placa de prototipagem com diversas aplicações em variadas áreas desde um pequeno acionamento de um led, até mesmo a automação industrial.

Deixe seu comentário

Assessoria de Marketing e Comunicação (ASMC)

Equipe

Coordenador: Gerardo Newton
– gerardo@centec.org.br

Assessora de imprensa: Caroline Avendaño
 carol@centec.org.br

Design e criação: Atila Tahim
– atila@centec.org.br

Contatos

Telefone: (85) 3066-7013 / 7048
E-mail: marketing@centec.org.br