O domínio de novas tecnologias voltadas para o ensino remoto é imprescindível para professores que estão atuando no período de isolamento social. Pensando em contribuir para desenvolver estas habilidades em docentes da rede pública de ensino, o Instituto Centec, através da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação, formalizou parceria com as Prefeituras de São Benedito, Iguatu e Granja para ofertar uma formação gratuita sobre “Ferramentas Digitais” para este público.
Cerca de 40 professores iniciarão o curso na próxima segunda-feira (15/03). “Estas parcerias institucionais engrandecem e aumentam os laços de cooperação entre os nossos Centros Vocacionais Tecnológicos na qualificação profissional de docentes, permitindo que estes conhecimentos sejam aplicados aos temas atuais do ensino remoto”, explica o diretor Hermínio Lima.
A coordenadora do CVT São Benedito, Samara Costa, foi uma das articuladoras da parceria e reforça a importância destas ferramentas. “Elas nos trazem facilidades e provocam mudanças nos métodos de ensino. Diante da realidade que vivemos, precisamos nos atualizar. Esperamos, com este curso, possibilitar um ensino e uma didática diferenciados e adequados às necessidades de acordo com a realidade educacional e social de cada aluno”, pondera.
A secretária de Educação de Iguatu, Marluce Torquato, destaca que os docentes irão compartilhar a formação com os seus pares. “Inicialmente serão formados 15 professores, que também serão multiplicadores do curso no município. Com o ensino remoto presente no cenário de todas as escolas, o curso será um momento de conhecimento teórico e de prática para que eles possam aperfeiçoar a metodologia de ensino no contexto das ferramentas digitais”, informa.
Já Ivo Ferreira, secretário municipal de Ciência e Tecnologia, fala sobra a importância da parceria com o Instituto. “No mês de março, estreitamos os laços com o Centec para ofertar formação digital aos nossos professores da rede básica e gestores. Os 15 multiplicadores que farão parte desta primeira turma irão ministrar a mesma formação para toda a nossa rede, tendo em vista que este é um conhecimento muito necessário para o contexto”, disse.