Image

Com o intuito de preparar as Faculdades de Tecnologia (Fatec) e Centros Técnicos (CVTEC) para realização de atividades acadêmicas por meio remoto, o Instituto Centec promove, de 4 a 8 de maio, uma formação continuada com todos os professores. Os encontros serão virtuais e têm o objetivo de apresentar aos docentes todas as possibilidades do Google Sala de Aula.

O presidente do Centec, Silas Alencar, reforça a importância dessa formação para a continuidade dos cursos. “Hoje estamos iniciando um treinamento com nossos professores para promovermos o ensino remoto nas Fatecs e CVTECs. Esperamos vencer as dificuldades para continuar ofertando ensino gratuito e de qualidade à população cearense”, disse.

Em breve, a data de retomada das aulas em meio virtual deverá ser divulgada pela instituição. O Centec já preparou um documento com todas as diretrizes pedagógicas para o ensino remoto. A assessora pedagógica, Vanessa Lima, ressalta que, diante das dificuldades, essa nova modalidade será importante para manter o vínculo com o estudante, mas é preciso apoiar discentes e docentes na adaptação às tecnologias.

“A educação historicamente sempre enfrentou desafios e agora estamos diante da possibilidade de transformar ensino presencial em ensino remoto. Um dos principais desafios é assegurar a inclusão, pois sabemos que alguns estudantes não possuem computador, acesso à internet ou ainda não sabem usar a plataforma on-line de ensino. Mas vamos vencendo um desafio de cada vez”, explica ela.

Acesse aqui a programação completa da formação.

 

Diretrizes pedagógicas para ensino remoto

Em virtude do isolamento social determinado pelo Governo do Estado como forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, o Instituto Centec instituiu novas diretrizes pedagógicas para subsidiar o ensino remoto nas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) e Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC). As atividades terão como plataforma o Google Sala de Aula, auxiliados por outras ferramentas como, WhatsApp, e-mail, dentre outros.

Os professores criarão turmas virtuais no Google Sala de Aula e os horários das aulas remotas permanecerão os mesmos das disciplinas presenciais. Tanto as atividades como os materiais de apoio aos discentes deverão ser disponibilizados no google e por e-mail, preferencialmente no formato PDF.

Os alunos que comprovarem impossibilidade de realizar a entrega digital das atividades remotas, poderão entregá-las de forma física, em até 20 dias após a retomada das aulas presenciais. As frequências dos discentes serão acompanhadas de acordo com o envio e a participação nas atividades remotas que serão computadas como aula, para fins de cumprimento do ano letivo de 2020. Além disso, as Fatecs e CVTECs disponibilizarão apoio técnico para tirar dúvidas e orientar os educadores e os educandos quanto ao uso de tecnologias digitais para o trabalho remoto.

Acesse aqui o documento na íntegra.

Deixe seu comentário

Assessoria de Marketing e Comunicação (ASMC)

Equipe

Coordenador: Gerardo Newton
– gerardo@centec.org.br

Assessora de imprensa: Caroline Avendaño
 carol@centec.org.br

Design e criação: Atila Tahim
– atila@centec.org.br

Contatos

Telefone: (85) 3066-7013 / 7048
E-mail: marketing@centec.org.br