Image

O presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, e os diretores das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, Emerson Lacerda, e Sertão Central, Jardel Paixão, participaram, na última quinta-feira (15/07), de uma reunião virtual com o cientista-chefe de Educação, Jorge Lira, e outras representantes de instituições vinculadas e de ensino superior e profissional.

O encontro foi coordenado pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), através do secretário Inácio Arruda, e também contou com a presença do reitor da Urca, Lima Júnior, e do presidente do Nutec, Francisco Magalhães.

Na reunião, Jorge Lira mostrou os modelos de avaliação que estão sendo usados para acompanhar e aprimorar as políticas públicas e a aprendizagem dos alunos. O cientista-chefe ressaltou a utilização, pelo Governo do Ceará, do Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisedu), plataforma de referência em termos de produção de diagnóstico em rede.

A tecnologia é baseada na matriz dos saberes, que permite aos gestores e professores a leitura e a decodificação das informações, possibilitando intervenções como o uso de currículos mais flexíveis aos diferentes níveis de aprendizagem.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, ressaltou a importância desse tipo de atividade, que visa à formação de estudantes cidadãos, citando o educador Paulo Freire, ao afirmar que o ato de ensinar não significa transferir conhecimento, “mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”.

Com informações da Ascom/Secitece.

Deixe seu comentário

Assessoria de Marketing e Comunicação (ASMC)

Equipe

Coordenador: Gerardo Newton
– gerardo@centec.org.br

Assessora de imprensa: Caroline Avendaño
 carol@centec.org.br

Design e criação: Atila Tahim
– atila@centec.org.br

Contatos

Telefone: (85) 3066-7013 / 7048
E-mail: marketing@centec.org.br