Início Comunicação Notícias Últimas Centec inaugura laboratório de beneficiamento de alimentos no CVT Maranguape
Centec inaugura laboratório de beneficiamento de alimentos no CVT Maranguape
Ter, 04 de Dezembro de 2018 09:34

O Instituto Centec inaugura na próxima quarta-feira (05), o novo laboratório de beneficiamento de alimentos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Maranguape. O evento acontecerá às 9h30, na unidade do Centec que localiza-se à Praça Capistrano de Abreu, 313, Centro. Para a inauguração do novo laboratório foram investidos um total de 100 mil reais, sendo 32 mil em reformas e 67 mil em equipamentos, com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O primeiro curso, de pães caseiros, iniciou na segunda –feira (03), com 20 alunos e carga horária total de 40 horas. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30.

Além de cursos de panificação, o laboratório também tem capacidade para ofertar capacitação em beneficiamento de alimentos com ênfase em frutas, hortaliças, carnes, leite e derivados. Segundo a coordenadora do CVT, Juliana Campos, em 2019 serão ofertadas oficinas de salgados, bolos, confeitaria e panificação em parceria com o Grupo M. Dias Branco; e cursos de processamento de produtos da agricultura familiar para beneficiários do Cadastro Único, com o apoio da Prefeitura de Maranguape.

Novos laboratórios

Este é apenas um dos oito novos laboratórios inaugurados pelo Centec em 2018 nas áreas de Design de Moda (Horizonte e Ipu), Manutenção e Instalação de aparelhos de climatização (Fortaleza), Panificação e Confeitaria (Quixeré), Manutenção de computadores (Limoeiro do Norte), Costura Industrial (Santa Quitéria), Corte e Costura (Canindé), além de três laboratórios itinerantes de mecânica de motos para oferecer cursos em diferentes regiões do Estado.

O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, ressalta que outros laboratórios serão inaugurados em breve: os equipamentos estão em fase de aquisição e os CVTs estão sendo adaptados para oferecer os novos cursos. “O novo laboratório pode auxiliar no desenvolvimento de ações integradas para a capacitação tecnológica de produtores rurais e urbanos no beneficiamento de frutas - doces, polpas, sucos, geleias -, do beneficiamento de leite e seus derivados, contribuindo para o desenvolvimento de cadeias produtivas da região, bem como de outras áreas produtoras de frutas, hortaliças e leite do Ceará", disse o diretor.

SERVIÇO

O quê: Inauguração do laboratório de alimentos do CVT Maranguape

Quando: Dia 5 de dezembro (quarta-feira) às 9h30

Onde: Praça Capistrano de Abreu, 313, Centro, Maranguape

Mais informações: (85) 3341-3355 ou   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Webmail:

Webmail clique aqui ]

 

Usuários Online:

Nós temos 63 visitantes online