Início Comunicação Notícias Últimas Centec conclui ciclo de inclusão sociodigital com 225 alunos em nove municípios
Centec conclui ciclo de inclusão sociodigital com 225 alunos em nove municípios
Qui, 29 de Novembro de 2018 11:34

A inclusão digital no Brasil ainda é um desafio. Um estudo de 2017 aponta que o Brasil está entre os dez países do mundo com maior número de população desconectada: cerca de 70 milhões de brasileiros ainda estão sem acesso à internet*. Com isso, iniciativas que promovem a educação digital são extremamente relevantes para o pleno exercício da cidadania.

A partir de hoje e até o dia 12 de dezembro, o Instituto Centec conclui as turmas do Projeto de Inclusão Sociodigital (PISD), que oferece formação em Tecnologias da Informação (TIC), além de outros conhecimentos necessários ao profissional do século XXI: marketing pessoal, relações interpessoais, arte e design, atendimento e comunicação, competências administrativas e inglês, módulos que totalizam 280 horas em sala de aula.

Em 2018, o PISD aconteceu em nove cidades cearenses: Beberibe, Brejo Santo, Itaiçaba, Fortim, Quixeré, Limoeiro do Norte, Piquet Carneiro, Santa Quitéria, Jucás; atendendo a 225 alunos, de 16 a 24 anos. As aulas acontecem nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) e a participação é totalmente gratuita, com disponibilização de material didático e lanche.

Mas o Projeto não se restringe apenas à sala de aula: faz parte do currículo a vivência em projetos sociais com o objetivo de estimular a consciência cidadã dos jovens. Em Jucás, por exemplo, os estudantes escolheram promover a distribuição de cestas básicas e produzir brinquedos com materiais recicláveis para crianças atendidas em ações do município. Além disso, a turma constatou in loco a degradação do Rio Jaguaribe e promoveu uma campanha para promover a consciência ecológica na cidade.

Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Hermínio Lima, o projeto “além de contribuir para a formação dos jovens nas áreas de TI, gestão e marketing, apresenta-se como uma oportunidade na busca de soluções tecnológicas, ambientais e sociais para os problemas de cada município, bem como a formação humana destes jovens através do autoconhecimento e a formação profissional”, disse.

O PISD conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e das Prefeituras Municipais. Espera-se, em 2019, que a iniciativa alcance novos municípios, ampliando assim, o leque de possibilidades de capacitação tecnológica para o povo cearense. Confira abaixo o calendário de encerramento das turmas:

29/11

CVT Itaiçaba - 9h30

CVT Fortim - 13h30

CVT Jucás - 14h

30/11

CVT Quixeré - 9h30

CVT Limoeiro do Norte - 14h

CVT Piquet Carneiro - 19h

06/12

CVT Santa Quitéria - 19h

07/12

CVT Brejo Santo - 15h

12/12

CVT Beberibe - 10h

*Estudo da The Economist Inteligence Unit em parceria com o Facebook.

 

Webmail:

Webmail clique aqui ]

 

Usuários Online:

Nós temos 72 visitantes online