Início Comunicação Notícias Últimas Centec e UTD certificam 288 estudantes esta semana
Centec e UTD certificam 288 estudantes esta semana
Sex, 29 de Junho de 2018 09:26

“Eu vim para aprender e compartilhar com o meu neto. Esse curso abriu novas fronteiras, a gente viaja e se teletransporta para outro universo”, assim definiu Carlos Ferreira, microempreendedor de 53 anos e um dos estudantes que concluiu do curso de arduíno na última quinta-feira (28), às 9h, na sede do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). A capacitação foi promovida pelo Centec, Universidade do Trabalho Digital (UTD) e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e faz parte de um ciclo com 288 pessoas capacitadas em diversos cursos da área de Tecnologia da Informação. Os concludentes desta quinta-feira participaram dos cursos de arduíno, webdesign e iniciação a programação executados no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza.


O presidente do Centec, Silas Alencar, ressaltou a dedicação de diversos atores para proporcionar a formação destas novas turmas. “É muito gratificante ver vocês crescendo, indo adiante depois de participar dos nossos cursos. Temos muitas pessoas que trabalham para trazer essa oportunidade para vocês, como os professores, a equipe do CVT Fortaleza, a UTD e muitas outras pessoas. Então, agradecemos a dedicação de todos que deram a sua contribuição para o crescimento de vocês e desejamos muito sucesso a todos”, disse Silas.

Inácio Arruda também prestigiou a solenidade e ressaltou que, com cursos de capacitação de maior duração, os estudantes estarão cada vez mais preparados para assumir novos desafios. “Esperamos que o Centec oferte cada vez mais cursos como estes, com uma carga horária mais robusta, uma capacitação mais completa, para que vocês saiam daqui como profissionais aptos a trabalhar imediatamente na área desejada”, comemorou. A coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira ressaltou que 16 projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados na próxima Feira do Conhecimento, que acontecerá dos dia 21 a 24 de novembro, no Centro de Eventos.

Confira o depoimento de alguns dos estudantes que receberam certificado na quinta-feira (28):

“Eu trabalho produzindo diversos materiais com fibra de vidro e eu pensei em fazer um drone com esse material. O curso só aumentou a minha vontade de criar esse drone, porque abriu muito a minha mente para outros conhecimentos. São novas fronteiras, a gente viaja e se teletransporta para outro universo. Eu sou totalmente leigo em informática, mas por conta desse curso, já comecei a fazer também o curso de informática básica e quero avançar até programação. Mesmo sem saber nada de informática, eu tenho uma capacidade boa de interpretação de textos e lógica, então eu tive dificuldades no curso de arduíno, mas ele foi extremamente proveitoso, consegui aprender tudo. Inclusive, entendi coisas que eu fazia na minha oficina e não sabia porque que dava certo. Eu utilizava uma sequência de algoritmos e que eu não sabia o que era até fazer esse curso. Fazia muito tempo que eu não estudava e retomei agora, mesmo com 53 anos, e vou fazer outros.  E na verdade, o meu estimulo maior em aprender não é nem pra mim, ou pro meu negócio, mas para o meu neto. Ele tem 10 anos e ele fica admirado com essa história de drone, fica viajando na imaginação. Então, eu aprendi para passar pra ele e vamos construir o nosso drone juntos, vou passar todo o conhecimento que recebi aqui pro meu neto. Eu fico pensando que, se até um adulto como eu se apaixona por esse conhecimento, que faz a gente até deixar de lado os vícios do dia a dia, deixar de fazer besteira, imagina uma criança vendo isso na escola. É fantástico ver a sua mente se abrindo pra tudo no mundo.” Carlos Alberto Ferreira, de 53 anos, curso de arduíno.



“Achei o curso excelente, tanto que falei pros meus amigos virem participar. Minha irmã já fez cursos no CVT Fortaleza e foi ela quem me estimulou a vir.” João Victor Bezerra, 19 anos, curso de webdesign.

 

 

 

 

“Gostei muito do curso, eu já estudo ciências da computação, então vim para reforçar conceitos básicos, o que me ajuda bastante para outras coisas mais avançadas que vejo na faculdade.” Luiz Carlos, 24 anos, curso de iniciação à programação.

 

 

 

 

“O curso me incentivou a conseguir crescer mais na faculdade, eu estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e eu só tinha conhecimentos básicos, que já precisavam de um reforço. Penamos muito na computação com tópicos avançados e é necessário rever o básico para conseguir um rendimento melhor.” Gilton Falcão, 30 anos, curso de iniciação a programação.

 

 

Outros cursos finalizados

Às 14h do mesmo dia (28/06), aconteceu, na sede da UTD, a entrega de certificado dos alunos dos cursos de Iniciação Digital, Jogos Digitais, Design Gráfico, Iniciação à Programação, Introdução a Banco de Dados, Rede de Computadores e Web Design.

Já na sexta-feira (29), às 8h30, foi a vez dos estudantes que participaram de duas oficinas de Jogos Digitais, realizadas em parceria com o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta.  O evento acontecerá no Piamarta.

Na terça-feira (26) da mesma semana, aconteceu a cerimônia de conclusão do curso "Suporte e Manutenção de Computadores", realizada nesta terça-feira (26/6), na sede da UTD, no Centro de Fortaleza.

Todos os cursos são promovidos pelo Instituto Centec e Universidade do Trabalho Digital (UTD), com o apoio do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As formações são todas gratuitas na área de TIC, em níveis básico e avançado.

Veja mais fotos no flickr do Centec.

 

Webmail:

Webmail clique aqui ]

 

Usuários Online:

Nós temos 37 visitantes online