Início Comunicação Notícias Últimas Centec inaugura novo laboratório de Design de Moda no CVT Horizonte
Centec inaugura novo laboratório de Design de Moda no CVT Horizonte
Qui, 05 de Abril de 2018 11:55

O Instituto Centec realizou na noite da última quarta-feira (04/04) a inauguração do novo laboratório de Design de Moda no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Horizonte. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e tiveram custo aproximado de 45 mil reais. O novo espaço de capacitação é um dos 14 novos laboratórios que serão implementados em 10 CVTs ainda em 2018.

“Este laboratório vem a somar os esforços do Instituto Centec e Governo do Ceará para a melhoria da capacitação tecnológica da população residente em Horizonte e em municípios vizinhos, fortalecendo novos empreendedores e gerando emprego e renda em áreas que já são vocação regional”, celebrou o diretor de Extensão Tecnológica do Centec Hermínio Lima.

Com este novo laboratório, e em conjunto com o de Corte e Costura, implementado por meio de parceria com a Prefeitura de Horizonte, o CVT ofertará, gratuitamente, cursos de 160 horas aula e com foco em empreendedorismo, ética e cidadania. Os equipamentos de Design de Moda custaram cerca de 45 mil reais e, para adequação do espaço onde foi montado o laboratório, o Centec realizou uma reforma no sistema elétrico, pinturas e limpeza e impermeabilização das calhas.

Estiveram presentes, na inauguração, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, a gestora da Coordenadoria de Educação Profissional da Secitece, Neyla Menezes, o coordenador do CVT Horizonte, Maurício Pereira, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Vera Lúcia Bezerra, dentre diversas outras autoridades locais.

Sobre o CVT Horizonte

Desde 2002, o CVT do Instituto Centec em Horizonte, promove cursos de formação inicial e continuada e extensão tecnológica nas áreas mais demandadas pela região, que são: indústria, cajucultura e serviços. O município abriga mais de 30 indústrias nos setores de calçados, têxtil e bebidas, sendo o 4º polo industrial do Ceará. Em Horizonte 78,96% do Produto Interno Bruto (PIB) é decorrente do setor industrial, e 15,05% do setor de serviços.

O CVT Horizonte atende, além da população de Horizonte, os moradores de municípios circunvizinhos como Itaitinga, Chorozinho e Pacajus. A unidade do Centec possui sala de videoconferência, laboratórios de informática, ciências (física, química e biologia) eletromecânica, de corte e costura e, agora, o recém-inaugurado laboratório de Design de Moda.