Início Comunicação Notícias Últimas Instituto Centec e UTD certificam 45 alunos no curso de Iniciação Digital
Instituto Centec e UTD certificam 45 alunos no curso de Iniciação Digital
Ter, 16 de Janeiro de 2018 11:01

Na tarde da última segunda-feira (15/01), mais 45 alunos finalizaram o curso de Iniciação Digital, oferecido gratuitamente pela Universidade do Trabalho Digital (UTD), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza, em parceria com Instituto Centec e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

“A nossa maior felicidade é quando eles finalizam um curso já perguntando por outros. Já conseguimos fechar, com alunos que concluíram agora, mais duas turmas do curso de Informática para o Mercado de Trabalho. É muito gratificante pra nós ver que eles estão motivados e sendo estimulados a dar continuidade aos estudos”, disse Jamaci Oliveira, coordenadora da UTD.

Para a professora Rita Rolim, coordenadora do CVT Fortaleza, “a parceria com a UTD tem sido muito gratificante para nós pois beneficia, principalmente, a população que têm dificuldade de acesso às novas tecnologias, conseguimos ampliar o número de vagas e oferecer novos cursos. Finalizamos quatro turmas que foram um sucesso, os alunos ficaram muito satisfeitos com a aprendizagem e os professores são excelentes”, comenta.

A parceria entre o Centec e a UTD teve início em outubro de 2017. Segundo Jamaci, a meta é formar 1.250 alunos, em 65 turmas, até final de junho, em diferentes cursos. “Um destaque positivo é que a evasão nas turmas que já finalizamos com o Centec foi muito pequena e a nossa parceria está sendo muito produtiva, já tivemos muitas reuniões e definimos tudo coletivamente. Conseguimos manter os nossos diferenciais que são: apenas um aluno por computador, aliar teoria e prática, apenas 2 horas de aula por dia, de segunda a sexta e uma equipe de professores que realmente motiva o aluno. Todas essas características colaboram para aumentar a motivação e o interesse do aluno”, comemora a coordenadora.

Ela destacou que, além do CVT Fortaleza, a UTD oferece cursos na sua própria sede, das 8h às 20h, possui uma unidade Itinerante e ainda este mês serão iniciadas novas turmas no Colégio Piamarta. No CVT Fortaleza, em abril, serão ofertados os cursos de Informática para o Mercado de Trabalho, Arduínos e Suporte e Manutenção de Computadores. As inscrições poderão ser feitas a partir de março no CVT, que localiza-se à Rua Silva Jardim, 512, bairro José Bonifácio. Todas as capacitações são gratuitas. Para mais informações sobre os cursos da UTD no CVT Fortaleza, ligar para (85) 3226-1843.

Oficina de Jogos Digitais: Centec e UTD certificam 34 crianças do Pirambu

Na manhã da terça-feira (15), aconteceu a certificação de 34 alunos, com faixa etária entre 10 e 14 anos, que participaram da Oficina de Jogos Digitais entre os dias 27 de novembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018, na sede da Cooperativa Pirambu Digital. Eles receberam o treinamento e o material didático gratuitamente através da UTD Itinerante.

Estiveram presentes nos dois eventos de certificação, um pela manhã e outro à tarde, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, e a coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira.

O secretário parabenizou as crianças pelo trabalho desenvolvido no final do curso e estimulou os concludentes a desenvolverem jogos contando a história do Ceará, falando sobre os heróis cearenses e de gente de muita luta que conquistou o direito de morar naquela região.

Rian Felipe, de 12 anos, gostou de usar os dias de férias para adquirir novos conhecimentos. “Não temos o que fazer em casa. Foi muito bom vir para cá, fazer amigos e ainda aprender novas técnicas na área de jogos digitais. Nayla, Mayara Felipe, Gabriel e muitos outros também estavam felizes e orgulhosos com suas criações.

O coordenador do Pirambu Digital, Fabrício Mendes, ressaltou a parceria com a Secitece e o Centec e a importância da oficina Jogos Digitais para crianças carentes. “Esse tipo de formação só acontece em colégios de alto padrão”, disse. “Graças a essa parceria excepcional, as crianças puderam desenvolver produtos de alta qualidade”, conclui.