Início Comunicação Notícias Últimas Centec capacita merendeiras em parceria com Prefeitura de Horizonte
Centec capacita merendeiras em parceria com Prefeitura de Horizonte
Qua, 06 de Dezembro de 2017 09:54

Como forma de contribuir para melhorar a alimentação das crianças e adolescentes das escolas municipais de Horizonte, o Instituto Centec, em parceria com a Prefeitura Municipal, ofereceu uma capacitação para 120 merendeiras. A cerimônia de conclusão do aconteceu no dia 27 de novembro, às 14h, no estádio Horácio Domingos de Sousa, e as aulas ocorreram entre junho e outubro deste ano.

A capacitação teve uma carga horária de 40h/a e aconteceram nos turnos da manhã e tarde, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Alguns dos temas abordados foram: alimentação saudável, os alimentos e seus nutrientes, doenças relacionadas à alimentação, contaminação de cozinha, armazenamento e conservação, higiene e segurança alimentar, descongelamento e conservação dos alimentos, análise sensorial, dentre diversos outros.

Segundo a professora Ângela Landim, engenheira de alimentos com mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e colaboradora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Quixeré, “ser merendeira escolar é uma profissão que exige normas de higiene, conduta profissional e respeito com o cliente que, neste caso, é o aluno. Para tanto, a merendeira tem que ter conhecimentos teóricos e práticos que provoquem mudanças nos comportamentos errados”, explica.

A Prefeitura de Horizonte forneceu transporte, alimentação e apostilas para a realização do curso, além da articulação com as participantes. O Centec disponibilizou os instrutores e a certificação para todas as concludentes. Foram formadas quatro turmas nas quais as alunas foram divididas por nível escolaridade. Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, as Prefeituras que se interessarem em realizar o curso na sua cidade, podem entrar em contato para articular uma parceria.

“A capacitação das merendeiras é uma ação imprescindível para garantir a segurança alimentar e uma nutrição adequada para nossas crianças e adolescentes. Infelizmente, muitas delas atuam ainda hoje com base no empirismo e o Centec possui cursos voltados especificamente para este público: pessoas que já trabalham em determinada área, mas ainda não possuem a formação necessária, nem tempo disponível para fazer um curso técnico ou superior. Assim, contribuímos para melhorar a qualidade da alimentação oferecida nas escolas e a formação das profissionais”, explica Hermínio.