Início Comunicação Notícias Últimas Centros Vocacionais Tecnológicos serão homenageados na Assembleia Legislativa
Centros Vocacionais Tecnológicos serão homenageados na Assembleia Legislativa
Qua, 29 de Novembro de 2017 12:03

Na próxima quinta-feira (30), às 15h, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realizará uma sessão solene em comemoração aos 20 anos dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), unidades do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Na ocasião, pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição serão homenageadas. A sessão solene foi requerida pela presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL-CE, deputada Rachel Marques.

Dentre os homenageados, destacam-se o governador do Ceará, Camilo Santana, que foi professor da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; e o deputado Ariosto Holanda, um dos idealizadores dos CVTs. Também serão homenageados: o atual presidente da instituição, Silas Alencar e o diretor administrativo-financeiro Elder Sampaio; os ex-presidentes Amaury Oriá Fernandes (in memorian), Samuel Brasileiro, Geórgia Aguiar e Ferrer Bezerra; e Horley Lucena, o primeiro coordenador de um CVT e atual gestor do CVT Brejo Santo.

Durante os 20 anos, já foram capacitadas mais de meio milhão de pessoas em cursos de curta duração, formação para professores e em práticas laboratoriais. Grande parte do público atendido é composto por jovens de baixa renda e que estão fora do mercado de trabalho. “Os CVTs têm um papel significativo no desenvolvimento do Estado e são referência para todo o Brasil. Esperamos que esta celebração dos 20 anos sirva como um novo marco para a sua ressignificação, e que os CVTs e o Instituto Centec sejam valorizados pela grande contribuição que deram, e ainda podem dar, para o Ceará”, disse o presidente Silas Alencar.

Atualmente, existem 32 CVTs. Eles oferecem cursos básicos gratuitos em diversas áreas do conhecimento, através de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Os primeiros CVTs foram implantados em 1997 nos municípios de Jucás e Limoeiro do Norte e, motivado pelo sucesso alcançado, em 1999, o Instituto Centec foi criado para gerir e expandir as ações. A partir de 2003, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) multiplicou o Projeto CVT para todo o país.


O quê: Sessão solene em comemoração aos 20 anos dos CVTs

Quando: 30 de novembro de 2017 (quinta-feira), às 15h

Onde: Plenário da Assembleia Legislativa (Av. Des. Moreira, 2807 - Dionísio Torres)

 

Foto: Comemoração dos 20 anos dos CVTs durante a Feira do Conhecimento, em 27 de outubro de 2017.