Início Comunicação Notícias Últimas Fatec Sertão Central recepciona alunos da rede pública na SNCT 2017
Fatec Sertão Central recepciona alunos da rede pública na SNCT 2017
Qua, 01 de Novembro de 2017 11:30

Entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro, a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central, localizada em Quixeramobim, realiza a IX Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), seguindo o tema deste ano: “A matemática está em tudo”. Durante os três dias, uma vasta programação foi criada pensando em atrair o interesse de estudantes da rede pública e da comunidade em geral.

A solenidade de abertura contou com uma mesa redonda sobre a atuação do tecnólogo com a participação do diretor da Fatec Sertão Central Jardel Paixão, Willamy Ribeiro, administrador de empresas e dos tecnólogos Cristiano da Silva, Lúcia Mara dos Reis e Cláudio Gonçalves, egressos da Faculdade (presentes na foto ao lado). Segundo Lúcia Mara, a Fatec Sertão Central foi fator importante para o seu sucesso no mestrado.

“A Fatec foi muito importante na hora em que busquei o meu mestrado, pois tive que escrever um projeto e a professora Ticiana me deu muito apoio nessa construção, com muitas dicas. Segui o meu projeto até o final, com pouquíssimas modificações, diferente dos meus colegas de turma que mudaram bastante. E após defender, o meu tema foi bastante elogiado, trabalhei no desenvolvimento de um apresuntado misto, com redução do teor de sódio utilizando a pimenta malagueta, ideia que tirei das nossas aulas. Então, a Fatec foi um divisor de águas pra mim”, disse durante a abertura da SNCT 2017.

O momento lúdico ficou por conta dos estudantes da Escola Manoel Martins de Almeida que apresentaram a música “Rap do não ao trabalho infantil”. Todos os dias, caravanas de estudantes da rede pública chegam à Fatec Sertão Central para participar das atividades da SNCT 2017 e, até o momento, cerca de 200 alunos já participaram das palestras e oficinas. Mais fotos estão disponíveis na página do Instituto Centec no facebook: www.fb.com/InstitutoCentecCeara. Confira abaixo a programação completa:

30 de outubro (segunda-feira)

18h30 - Solenidade de Abertura

Mesa Redonda: Atuação do Tecnólogo

Mediador: Prof. José Willamy Ribeiro Marques (Administrador de Empresa - Esp. em Gestão Pública - Esp. Docência em Educação Profissional). Debatedores: Cristiano da Silva Paes - Tecnólogo em Agronegócio; Fco Jardel Lemos de Castro - Tecnólogo em Agronegócio; Lúcia Mara dos Reis Lemos - Tecnóloga em Alimentos; Cláudio Gonçalves Paulino - Tecnólogo em Alimentos.

19h30 - Palestra: Ação antimicrobiana do revestimento a base de quitosana com adição do óleo essencial da Mentha S.P (Hortelã) em abacaxi minimamente processado. Palestrante: Paulo Henrique da Silva Leitão (Tecnólogo em Alimentos - Esp. em Ciências de alimentos).

20h - Palestra: Reaproveitamento de água do esgoto doméstico na irrigação de palma forrageira. Palestrante: Francisco Jardel Lemos de Castro (Tecnólogo em Agronegócio).

20h30 - Palestra:  Importância da tecnologia em alimentos para uma alimentação saudável.  Palestrante - Eugênia Emanuelle dos Reis Lemos (Tecnóloga em Alimentos - Esp. em Nutrição Clínica).

31 de outubro (terça-feira)

8h - Recepção aos visitantes

8h20 – FATEC aberta a visitações da Fazenda Escola Prof. DSc. Antônio Amauri Oriá Fernandes, laboratórios e plantas de processamento de produtos agrícolas /alimentos. Público alvo: alunos das Escolas de Ensino Médio de Quixeramobim e Sertão Central.

18h30 às 22h - OFICINAS TECNOLÓGICAS

1. Processamento mínimo de hortaliças – Lúcia Mara dos Reis Lemos (MSc. em Ciência e Tecnologia dos Alimentos);

2.Processamento de frutos e hortaliças – Prof. Antenor da Silva Jr. (Eng. de Alimentos e MSc. em Ciência e Tecnologia dos Alimentos);

3.Controle de qualidade na manipulação de alimentos – Profª. Geisa Almeida Damasceno (Eng. de Alimentos e MSc. Ciência e Tecnologia dos Alimentos);

4.Cozinha, antes de tudo um laboratório – Profª. Alex-Sandra Alexandre de Andrade (Eng. de Alimentos e MSc. Ciência e Tecnologia dos Alimentos);

5.Produção de milho hidropônico na alimentação de grandes e pequenos ruminantes – Glauber Monteiro da Silva (Tecnólogo em Agronegócio);

6.Produção de blocos multinutricionais para bovinos leiteiros – (Alunos Bolsistas da FUNCAP/FATEC);

7.Beneficiamento da cera de abelha – Prof. Rildson Melo Fontenele (DSc. em Zootecnia);

8.Reidratação de milho – Cristiano da Silva Paes (Tecnólogo em Agronegócio e Esp. em Bovinocultura Leiteira).

1º de novembro (quarta-feira)

8h - Recepção aos visitantes.

8h20min - FATEC aberta a visitações da Fazenda Escola Prof. DSc. Antônio Amauri Oriá Fernandes, laboratórios e plantas de processamento de produtos agrícolas /alimentos. Público alvo: alunos das Escolas de Ensino Médio de Quixeramobim e Sertão Central.

Público alvo: Alunos das Escolas de Ensino Médio de Quixeramobim - CE e Sertão Central.