Início Comunicação Notícias Últimas Emoção e história marcam celebração dos 20 anos da Rede CVT
Emoção e história marcam celebração dos 20 anos da Rede CVT
Sex, 27 de Outubro de 2017 19:00

Resumir uma história construída com muito suor e por muitas mãos em todo o Ceará, foi o desafio da celebração dos 20 Anos da Rede CVT, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (27), no Centro de Eventos, durante a Feira do Conhecimento, o maior evento de ciência e tecnologia do Estado. Colaboradores do Instituto Centec e diversos parceiros que fizeram parte desta história estiveram presentes para prestigiar o evento.

Compuseram a mesa da solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, a secretária executiva da Secitece, Nagyla Drumond, o presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, os professores João Luiz Andrade e Vera Lúcia Uchôa, o ex-presidente do Centec, Ferrer Bezerra, e o prefeito de Itaiçaba, José Erenarco da Silva.

Para Silas Barros, o atual momento do Centec se resume em duas palavras: gratidão e esperança. “Gratidão pelo trabalho de todas as pessoas que deixaram sua contribuição histórica ao Centec; e esperança de que todos nós podemos e vamos renovar a nossa instituição, só depende de nós, esta é a nossa missão. Tivemos anos de glórias e anos de tristezas e agora temos esperança. Temos que fazer diferente. Nós sabemos o quanto o Centec é importante para as comunidades e a diferença que faz em um município. Vamos manifestar hoje todo o amor e carinho que nós temos por esta instituição e ajudar a reconstruí-la”, declarou emocionado.

Segundo Inácio Arruda, os CVTs possuem uma flexibilidade para a oferta de capacitação profissional em todo o Estado do Ceará que a maioria das outras instituições não possuem. “Grande parte do serviço público é engessado num molde muito difícil de ser quebrado e temos que usar esta flexibilidade dos CVTs para promover a inovação e a tecnologia, provocando transformações todos os dias. O nosso desafio, no momento, é de renovar essa infraestrutura e já vejo que todos do Centec estão com os ânimos renovados e que essa renovação se estenda para uma nova programação de cursos, que acompanhe a transformação digital e a nova realidade que vivemos”, disse o secretário.

Os coordenadores dos CVTs Campos Sales, Boa Viagem, Beberibe, Ipu e Maranguape – Ana Paula Costa, Cristiane Sales, Virgínia Tavares, Cícero de Sousa e Juliana Campos Lage, respectivamente – proferiram discurso durante a solenidade representando os demais gestores. Foram homenageados com placas comemorativas o deputado Federal Ariosto Holanda, o secretário Inácio Arruda, Silas Barros, Oriá Fernandes, o primeiro presidente do Centec (in memorian), e o professor João Luiz Andrade Filho, por sua contribuição na difusão dos CVTs para todo o Brasil. As fotos do eventos estão disponível na página do Centec no facebook em www.fb.com/InstitutoCentecCeara.