Início Comunicação Notícias Últimas Planejamento Participativo e Regionalizado, Oficinas PPA na região do Cariri
Planejamento Participativo e Regionalizado, Oficinas PPA na região do Cariri | Imprimir |
Qui, 13 de Julho de 2017 11:49

 

PPA
Dia 11 de julho de 2017, se reuniram na Universidade Regional do Cariri - URCA  (Campos Pimenta) representantes dos poderes públicos, dos colegiados territoriais e dos conselhos de direitos e de politicas  públicas, assim como representantes da sociedade civil e dos setores produtivo e acadêmico da região do Cariri para discutirem a efetividade na implantação das políticas públicas, de modo a subsidiar a revisão do Plano Plurianual de 2016 e 2019 para os anos de 2018-2019. Participaram desse evento os coordenadores dos CVT de Campos Sales, Brejo Santo, Mauriti, Missão Velha, CVTEC Crato e  Barbalha e Diretor da FATEC Cariri, assim como Prefeito municipal do Crato, Secretário de Educação do Crato e Juazeiro do Norte- Ce,Secretario de Turismo de Juzeiro do Norte, Professores da Universidade Regional do Cariri, Secretário de Agricultura de Mauriti, Crede regional 18,19 e 20 e demais autoridades da região Caririense.
Ficou registrado no Plano do Governo a fala do Diretor da FATEC dos Coordenadores dos CVT e CVTEC da região do Cariri. Foi falado da revitalização e ampliação das ações e atividades desenvolvidas pelos CVT, CVTEC e FATEC nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Da atuação do Instituto CENTEC junto ao Governo do Estado com a formação técnica e tecnológica. Do aumento de tecnologia dos arranjos produtivos locais nas unidades operacionais do CENTEC ( CVT, CVTEC, FATEC).
Da utilização no período noturno das escolas profissionalizantes para ampliação do ensino a distância presencial e semi presencial através das Universidades Abertas do Brasil - UAB.
Aquisição  de transporte  escolar destinado ao Instituto  CENTEC/CVTs para realizar cursos profissionalizantes - FIC na zona rural atendendo as comunidades rurais nos mais diversos cursos e projetos voltados para as demandas locais e desenvolvimento da região."A falta de transporte nos CVTs dificulta muito a qualificação e capacitação no eixo da zona rural, forçando os mesmos a se deslocarem aos CVT. O que dificulta principalmente no período  invernoso , como também a dificuldade financeira."
Foi falado também quanto da necessidade de implantação de internet nos CVTs através do cinturão digital. Proporcionando internet de alta velocidade , viabilizando as aulas com o uso da vídeo conferência na capacitação dos estudantes, técnicos e professores da rede.
Se discutiu, também sobre a implantação nos CVTs de cursos técnicos voltados para o público externo que não tem acesso e oportunidade de serem inseridos nas Escolas Profissionalizantes de tempo Integral.
Atenciosamente,