Centec inaugura laboratório de costura industrial em Santa Quitéria
Qua, 14 de Novembro de 2018 08:42

Parceria entre Centec, Prefeitura e empresa calçadista promove qualificação e empregabilidade em Santa Quitéria

O Instituto Centec inaugurou na segunda-feira (12) o novo laboratório de costura industrial voltado para o setor calçadista do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Santa Quitéria. As aulas já iniciaram com uma turma de 30 alunos, formada por meio de uma parceria com a fábrica de calçados Democrata e a Prefeitura Municipal. A empresa cedeu máquinas e insumos para o treinamento, a Prefeitura contratou os instrutores e o Centec disponibilizou a infraestrutura e certificará os alunos. A empresa tem interesse em contratar a maioria dos alunos capacitados pelo Centec. Após uma intensa divulgação na cidade, cerca de 300 candidatos inscreveram-se para participar do curso. Destes, 100 foram selecionados após avaliação curricular e os 30 candidatos aprovados, participaram de uma avaliação psicológica da empresa.

Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, parcerias como essas são valiosas para promover o emprego e a geração de renda em cidades do interior. “Sabemos que muitas empresas se instalam em municípios distantes da Capital para terem menor custo de produção, mas têm dificuldades em encontrar pessoas qualificadas. O Centec pode contribuir diretamente para sanar este problema, pois temos CVTs em 32 cidades e estamos à disposição das empresas e Prefeituras para oferecer qualificação profissional de acordo com a demanda e movimentar a economia de toda a região”, explica o diretor.

O diretor industrial da Democrata, Samuel Pimento, explica que a última capacitação pré-contratação realizada pela empresa foi em 2006, ainda no início das atividades da fábrica. A qualificação dos novos funcionários vinha ocorrendo durante o período de experiência, o que, segundo ele, traz inúmeros contratempos. “A nossa maior necessidade hoje é de qualificar os nossos funcionários na etapa inicial. Tínhamos um setor para capacitar, mas estava difícil porque não dava mais tempo para fazer treinamentos. Este é um projeto piloto que esperamos que seja bem sucedido e a nossa expectativa é de contratar cerca de 90% desta primeira turma em fevereiro de 2019”, disse.

Adyzia Monte, uma das alunas do curso, está desempregada e disse que sempre teve vontade de aprender costurar, uma atividade já exercida informalmente pela sua mãe. Agora ela vai poder adquirir os conhecimentos e com grandes chances de conseguir um emprego. “A procura por esse curso foi muito grande, porque infelizmente muitas pessoas aqui em Santa Quitéria estão desempregadas. Aqui ainda tem pouca oportunidade, a maioria delas só no comércio, pra trabalhar em lojinhas. Aí, com o curso, já vamos começar na fábrica com mais chances de dar certo, do que começar sem saber de nada e depois de três meses sair porque não conseguiu se preparar antes”, disse.

Fale com o CVT Santa Quitéria

Endereço: Rua Aracaju, s/nº - Boa Vida

Telefone: (88) 3628-0752

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
Caso de sucesso do Centec é destaque no Fantástico
Seg, 12 de Novembro de 2018 12:14

Ciswal Santos

Ciswal Santos ingressou na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri com apenas 17 anos. Lá, cursou  Eletroeletrônica e Eletrotécnica. Hoje, com 31 anos, formado também em Física pela UFC e professor, foi selecionado para cursar Ciências da Computação em Harvard, uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

Na mala, leva um projeto inovador para ajudar a quem mais precisa: quer levar água, luz e internet a baixo custo para comunidades pobres do Ceará. Ciswal será homenageado na Feira do Conhecimento 2018 e estará durante todo o evento no estande do Centec apresentando o projeto selecionado pela universidade norteamericana.

Assista aqui a matéria completa sobre a história de vida do Ciswal, veiculada no Fantástico do último domingo.

 

Sobre a Feira do Conhecimento

A segunda edição da Feira do Conhecimento 2018 será de 21 a 24 de novembro, das 9h às 20h, no Centro de Eventos do Ceará. A feira é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e terá como tema: “A Ciência para a Redução das Desigualdades”. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento.

 
Incubadora do Centec seleciona negócios inovadores em 16 municípios
Qua, 07 de Novembro de 2018 12:29

A Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece) está com inscrições abertas até o dia 19 de novembro para seleção de iniciativas empreendedoras que tenham interesse em participar do processo de incubação, recebendo apoio logístico, gerencial e tecnológico para a criação e o desenvolvimento de empresas ou produtos inovadores.

Pessoas físicas ou jurídicas podem apresentar propostas nos setores da indústria ou prestação de serviços, de base tecnológica ou tradicional. Serão selecionadas 15 iniciativas de 16 municípios cearenses e todas receberão apoio por meio de uma estrutura física compartilhada e duas, serão residentes, ou seja, que terão um espaço de uso individual. O apoio da incubadora do Centec acontecerá por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano.

O edital completo está disponível aqui, e os interessados devem preencher os anexos e enviar para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e entregar os formulários nas unidades do Centec d seguintes cidades: Fortaleza, Beberibe, Maracanaú, Maranguape, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Horizonte, Amontada, Acaraú, Ipu, Brejo Santo, Campos Sales, Tauá, Juazeiro do Norte, Crato e Quixeramobim. O resultado será divulgado no dia 28 de novembro em www.centec.org.br.

Sobre a Intece

A Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) existe desde 2002 e já apoiou diversos empreendimentos que alcançaram o sucesso como a Piscis, Bioclone, Geragri, Caju Cardeal, Autoterm, dentre diversas outras. O Edital 2018 para seleção de novas empresas incubadas faz parte programa #PartiuEmpreender, lançado este ano pelo Instituto Centec para estimular a cultura empreendedora em 16 municípios cearenses. A ação tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

SERVIÇO

O quê: Edital de incubação de empresas do Centec

Inscrições: De 5 a 19 de novembro de 2018

Mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (85) 3066-7015

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 417

Webmail:

Webmail clique aqui ]

 

Usuários Online:

Nós temos 91 visitantes online