TCC vira cordel e será lançado na Bienal Internacional do Livro do Ceará | Imprimir |
Ter, 11 de Abril de 2017 00:00

imagem

 

Carolina Bonfim, egressa formada em Janeiro de 2017, no Curso de Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Ceará, no Polo da Universidade Aberta do Brasil, estará participando da Bienal com apresentação do seu Cordel " Lamentos de uma floresta: Em busca da mata Atlântica ", esse é um trabalho que nasce em seu TCC que teve a orientação da orientação da professora Lydia Pantoja, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Temos a honra de convidar a todos a participarem no dia 15 de abril as 17:00.

Veja a material na integra.

Fonte: Universidade Estadual do Ceará.

 

 


 
Matéria no Diário do Nordeste: CENTEC/Fatec-Cariri | Imprimir |
Qua, 29 de Março de 2017 11:33


Professores Isana Brito Silva e Erlânio Souza e alunos do Curso de Tecnolocia em alimentos da Fatec (Centec/Cariri)
que realizam pesquisas com o pequi FOTO: FERNANDA SIEBRA

Pesquisas investem no potencial alimentício do pequi

Textos: Germana Cabral e Cristina Pioner Fotos: Fernanda Siebra
Fonte: Portal Diário do Nordeste

Realizar estudos utilizando o pequi Caryocar coriacium com intuito de processar e elaborar alimentos capazes de serem industrializados e comercializados. Assim, professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia (Fatec-Centec), de Juazeiro do Norte, desenvolvem pesquisas a fim de aproveitar esse potencial nativo do Cariri. A proposta é abrir possibilidades de aumentar a renda dos que vivem em torno do fruto durante e após o período da safra.

O interesse de desenvolver estudos nesse sentido remonta a 2008, quando os professores Isana Maria Brito Roque da Silva e Erlânio Oliveira de Sousa se atentaram em buscar meios para evitar o desperdício na safra do pequi. No laboratório do curso, surgiram ou estão em desenvolvimento produtos a exemplo de geleia, molho, tempero pronto, massa de bolo, tempero seco e cookies, dentre outros inventos incluindo o fruto como principal ingrediente.

Veja a material na integra.

Fonte: Portal Diário do Nordeste.

 

 


 
Fórum Estadual de Educação (FEE/CE) | Imprimir |
Ter, 21 de Março de 2017 17:51

 

O Fórum Estadual de Educação (FEE/CE) promoverá, no dia 24 de março, das 8h30 às 12h, no Auditório da ADUFC, o 4º Ciclo de Debate sobre Planos Decenais e Sistema Nacional de Educação. O Instituto Centec tem assento no FEE/CE representado pelo Diretor de Ensino e Pesquisa, Professor Silas Barros e pela pedagoga Suyanne Gisele.

O Ciclo de Debates que terá como temáticas: Instituição, democracia, cooperação federativa, regime de colaboração avaliação e regulação da educação; e Democratização direitos humanos, justiça social e inclusão.

De acordo com a coordenadora do FEE/CE, Professora Ciza Viana, são esperadas, aproximadamente, 160 pessoas no Ciclo de Debates que será aberto ao público. "O evento possibilita a participação da sociedade civil, instituições e órgãos, ligados ou não a Educação".

O FEE/CE é um espaço de representação e diálogo de instituições governamentais e da sociedade civil organizada. Tem como objetivo atuar no monitoramento do Plano Nacional de Educação e na formulação, implementação e avaliação do Plano Estadual de Educação. Entre as principais competências estão acompanhar a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional e estadual de educação nas casas legislativas, planejar e coordenar as conferências estaduais e sua implementação, além de zelar e apoiar as conferências municipais.

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 364